quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Sportage flex é o 3° da Kia a aposentar motor a gasolina

Mais uma novidade da KIA uma modificação bem radical em sua linha de veículos esportivos o sportage. Carros desse porte são muito atraentes, e bonitos. Eu diria até que é um dos mais bonitos concorrentes da hilux, do sorrento, do troller e outros carrões que nos arrancam suspiros.



Maior importador de veículos Kia, com a marca de quase 78 mil unidades no ano passado, e detentor da quinta posição de maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil justificou à matriz sul-coreana da Kia o terceiro modelo bicombustível da linha do fabricante no País. Assim como o Soul, que estreou a tecnologia em 2009, e o Picanto, que a recebeu em agosto do ano ano passado, o Sportage Flex foi desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro.




Com preços que partem de R$ 90.900 para a versão de entrada e R$ 114.900 para a topo de linha, que deve responder por 55% da procura nas lojas, a linha 2012 do modelo recebeu teve um aumento de 6% no valor em função do reajuste do IPI para os carros importados. A gama do SUV incorporou, além do novo motor, câmbio manual de seis velocidades, direção elétrica progressiva, rodas de liga leve de 18 polegadas e, dependendo da versão, farois com led.



Apesar de, nos últimos meses, o álcool não ter sido a opção mais atrativa para abastecimento, de acordo com a Kia, a oferta de um motor bicombustível é um dos principais apelos na hora da revenda do veículo. Atualmente, 90% dos modelos zero quilômetro comercializados no País possui esta tecnologia. Com as mudanças, a Kia espera saltar o volume de vendas do Sportage de 8.379 unidades em 2011 para 14.200 neste ano.

Motor fica mais potente




O bloco bicombustível é uma evolução da unidade a gasolina. O 2,0 litros ganhou em potência e manteve o torque bem próximo do antecessor. São 169 cv/178 cv com gasolina e álcool, respectivamente, a 6.200 rotações. A força máxima, de 20 mkgf/21,4 mkgf, aparece aos 4.700 giros. Durante a valaição do modelo, não havia disponível a nova versão com câmbio manual de seis velocidades, que representará menos de 5% do mix de venda. A unidade escolhida, então, foi a topo de linha com tração 4x2 e transmissão automática de seis marchas.



O desempenho em trecho urbano agrada, uma vez que, no modo automático, as mudanças de marcha são suaves, demonstrando sintonia do câmbio com o funcionamento do motor. Na estrada, no entanto, é preciso reduzir as marchas manualmente para obter mais força para ultrapassar. Sem a interferência do condutor na alavanca, o carro não arranca somente com mais pressão no acelerador.



O motorista vai perceber mudança no comportamento da direção, que passou de hidráulica para elétrica progressiva. Para realizar manobras, ela fica extremamente leve, enquanto que, quando o carro ganha velocidade, fica mais firme e passa uma maior sensação de segurança. O conjunto da suspensão foi mantido sem modificações. Apesar de ser levemente rígido, passa por valetas e lomabdas sem castigar os passageiros.



Desde a versão básica, o Sportage flex é equipado com direção elétrica progressiva, ar-condicionado manual, cD player com comandos na direção, volante com regulagem de altura, trio elétrico, rodas de liga leve de 18 polegadas, airbag duplo, sensor de farol e de estacionamento.





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