sexta-feira, 23 de março de 2012

A importância do Snorkel para o jeep



Inicialmente eu não aceitei a aparência do nosso jeep brasileiro. Eu estava muito inspirado pelo jeep wrangler e pensava: “se eu comprar um troller, com certeza tirarei; capota, portas e essa anomalia que colocaram ao lado que mais parece uma chaminé”. Comprei um... Resultado... Apaixonei-me pela aparência total do jeep e não tiraria nada.  Até o troller que circula por aí sem o snorkel eu acho meio depenado.

veja esta materia sobre o auto valor desse item inquestionavelmente importante:



Ao atravessar trechos alagados ou com lama, existe sempre a possibilidade de infiltração de água ou lama nos diferenciais, caixas de marchas e transferência. Em situações mais radicais, há risco também de entrada de água ou lama no próprio motor, através do filtro de ar. O Troller enfrenta trechos alagados profundos, até 800 mm, mas você precisa estar preparado para a manobra. Confira nossas dicas!







A solução para o motor é a instalação de um tubo desde a entrada do filtro de ar, que fica sempre dentro do compartimento do motor, até a parte mais alta do veículo, normalmente na altura do teto ou bagageiro. Esse tubo ou snorkel deve ter a extremidade superior protegida contra a entrada de água da chuva.






A instalação do snorkel requer um bom isolamento e vedação na ponta do tubo que será conectado à entrada de ar do filtro. Não poderá haver nenhuma entrada falsa de ar por onde a água possa ser aspirada pelo motor. O uso de acessório não homologado e/ou montagens mal executadas podem resultar em perda de potência e entrada de água no motor, provocando calço hidráulico.






O Snorkel garante uma segurança maior em travessias de alagados até 800mm, porém algumas medidas são importantes na condução nestas situações:






- Não entre na água com o motor muito quente – componentes como turbina, escapamento e hélice podem estar em temperaturas bem altas a ponto de trincar ou deformar em contato com a água, deixe o motor e marcha lenta por alguns minutos antes de entrar na água;






- Entre na água e trafegue em baixa velocidade (use a reduzida), nunca ultrapasse a onda que se forma à frente do veículo – tentar ultrapassá-la, além de exigir maior esforço acaba elevando o nível a água.






Mas a água pode entrar também nos diferenciais, caixas de marchas e transferência.
 
 
 
Existem respiros nestes componentes por onde a pressão, provocada pelo aumento da temperatura do óleo lubrificante e do ar interno, é aliviada. Este aumento de temperatura é causado pelo atrito entre engrenagens e semi-eixos.







Isto vai resfriar também o óleo e o ar interno, causando uma nova diferença de pressão e fazendo com que o ar seja sugado de volta para dentro do diferencial, caixas de marchas e transferência, equilibrando a pressão interna. Mas como há água suja em vez de ar, o que ocorre é uma contaminação do óleo por água e detritos. A perda das características lubrificantes do óleo pode trazer sérios problemas para as partes móveis desses componentes.






No Troller T4, os principais componentes têm seus respiros canalizados até um ponto acima dos 800mm, mesmo assim, pode haver contaminação por outras vias como vedações e retentores, que sofrem desgaste natural.




Após uma travessia, verifique se houve contaminação dos lubrificantes. Se o óleo apresentar cor esbranquiçada e leitosa, deverá ser substituído imediatamente. Procure sempre um Distribuir Troller para fazer revisões periódicas do veículo.


Opa! Não é um wrangler... Com snorkel?


Será que o design do wrangler tem chance de mudar e sair com o snorkel?


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