sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Top 10: Tipos de motocicletas atuais












Uma bela duma moto sempre a nossa disposição tem sido motivo de muitos sacrifícios pessoais e financeiros, mas quem disse que não vale a pena? eu disfilo por ai numa moto do ano, mas a que eu quero é uma bem mais sofisticada e moderna. quem não quer?

veja esse top 10 e confira quantas máquinas interessantes:







Posição de pilotagem, tipo de solo, ergonomia e design são alguns dos fatores que encaixam uma moto em uma determinada categoria. CUB, Scooter, Street, Superesportiva. As diferenças entre um modelo e outro podem ser gritantes, ao ponto da única semelhança ser o fato de ter duas rodas. Outras, entretanto, são tão sutis que apenas os mais aficionados conseguem distinguir.  Portanto, a equipe da INFOMOTO listou as dez categorias mais comuns para sanar algumas dúvidas sobre as divisões do mundo das duas rodas.







1 - Scooter


Um scooter pode dispensar apresentações até para os mais leigos. Fáceis de pilotar, normalmente são os primeiros veículos da vida de um motociclista, mas isso não significa que são todos de baixa cilindrada. O que caracteriza um scooter é a posição de pilotagem e o design. Nele, o motociclista está mais sentado do que montado, com as costas eretas e os pés juntos no assoalho atrás de um escudo frontal. Na parte mecânica, o principal ponto em comum da categoria é a transmissão CVT (automática), que elimina manete de embreagem e pedal de câmbio.




2 - CUB

A CUB, ou Cheap Urban Bike (moto urbana de baixo custo) pode ser chamada de categoria intermediária entre uma moto street e um scooter. Este tipo de moto conserva a facilidade de pilotar do segundo grupo, com um pouco da mecânica do primeiro. Aqui, o piloto está montado no conjunto e utiliza as pedaleiras para apoiar os pés. O câmbio é semi-automático, ou seja: elimina o manete de embreagem, mas pede que o piloto efetue as trocas de marcha com o pedal apropriado.







3 - Street

Trata-se da categoria mais comum e mais vendida das motocicletas. Feitas para os grandes centros urbanos, são leves, rápidas e resistentes, características que as fazem ágeis para fugir do trânsito. As motos da categoria street têm, geralmente, motor monocilíndrico entre 100 e 250cc, sendo as mais populares as de 125 e 150cc. A mecânica e a pilotagem são mais complexas e o câmbio deixa de lado a simplicidade das CUBs e scooters ao apresentar pedal de câmbio e manete de embreagem.







4 - Trail

Outro modelo comum nas grandes cidades, as trails são classificadas pela suspensão de longo curso que as deixa mais longe do chão do que as outras motos, o que as torna aptas para enfrentar pisos irregulares. A posição de pilotagem é semelhante a das motos street, assim como a capacidade cúbica do motor. Normalmente, tem entre 125 e 250cc. Modelos com 600cc para cima já são consideradas “bigtrails”.







5 - Custom

As motos da categoria custom eternizaram o conceito de viagem sobre duas rodas. O segmento, cujas principais representantes são as motos da Harley-Davidson, é caracterizado por motos com bastante torque, pouco distantes do solo e com postura de pilotagem confortável. Com o corpo ereto e braços esticados, além de pedais posicionados à frente, este estilo de moto cativa, quase sempre, os mais experientes. Normalmente, tem motores de alta cilindrada, mas há exceções, como a Suzuki Intruder 125 e a Kasinski Mirage 250.





6 - Naked

Como o próprio nome diz – naked significa nua, em inglês – o que caracteriza estas motos é a ausência da carenagem. Entretanto, isso não faz delas menos esportivas. As pedaleiras, pouco recuadas para trás, pedem uma pilotagem mais agressiva, que é reforçada pelo motor, geralmente de média ou alta cilindrada, como a CB 600F Hornet e a MV Agusta Brutale 1090R.







7 - Esportivas

As motos esportivas costumam ser as mais desejadas do mundo das duas rodas. Feitas para garantir máximo de desempenho, elas já viraram sinônimo de potência e design arrojado. O que caracteriza uma moto esportiva, entretanto, é a presença da carenagem total, que auxilia na aerodinâmica, e as pedaleiras recuadas, que sugerem uma postura de pilotagem totalmente agressiva, onde o piloto fica, literalmente, abraçado com a moto. Podem ser de baixa cilindrada, como a Kawasaki Ninja 250R ou as famosas superesportivas, como a Honda CBR 1000RR Fireblade e a Yamaha YZF R1.






8 - Touring

Se as custom são pioneiras no conceito de viagem em duas rodas, as motos touring o melhoraram – e muito. Sempre com alta cilindrada, elas oferecem o máximo possível de conforto para o piloto, devido a altura do guidão e posição dos pedais e também para o garupa, com banco único dividido em dois níveis. Costumam ter malas laterais e top cases na traseira e, geralmente, contam com muita tecnologia embarcada, incluindo itens como rádio e ar condicionado. Um dos exemplos mais conhecidos dessa categoria é a Honda GL1800 Gold Wing.





9 - Trial

As motos de Trial são derivadas das motos trail, mas com diferenças significativas. A começar pelo design do banco, que atua mais como uma proteção, uma vez que o piloto fica em pé, apoiado nas pedaleiras o tempo todo. Esse tipo de moto é usado única e exclusivamente para a prática do esporte e não está homologado para o uso nas ruas. Em geral, são modelos de baixa cilindrada, mas com muito torque. Capazes, inclusive de subir superfícies verticais.










10 - Triciclos

Polêmicos, os triciclos possuem um público muito específico, mas fazem um certo sucesso entre os motociclistas. Antes, a maioria era resultado de adaptações feitas geralmente com motos custom e partes de carros para que ficassem com três rodas. Entretanto, algumas empresas resolveram investir no segmento, como a Bombardier, que fabrica o Can-Am Spyder, triciclo em forma de “Y” com duas rodas dianteiras. E, mais recentemente, a Harley-Davidson, que anunciou a produção de um triciclo derivado da Ultra Classic Electra Glide.

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