terça-feira, 25 de outubro de 2011

O esportivo RCZ da Peugeot







Carro é sempre bom, e lançamento é algo que mexe com todos os interessados num belo possante que além de potente, seja muito bonito. E a Peugeot lançou um carrão que tem tudo isso e um pouco mais. um esportivo que vem para competir com grandes marcas como BMW e AUDI A3.



O alvo da Peugeot com a apresentação do esportivo RCZ são os compradores dos hatches premium, como Audi A3 (R$ 121 mil e 200 cv), BMW Série 1 (R$ 135.530 e 156 cv) e MINI Cooper S (R$ 128.750 e 175 cv). Para conquistar essa turma, a novidade de R$ 139.900 oferece apelo visual com um motor interessante, de 1,6 litro turbo de 163 cv de potência, acompanhado do câmbio automático de seis velocidades.

O esportivo destaca frente similar à do hatch 308, teto baixo e traseira pronunciada com lanternas de LED e aerofólio móvel que se abre em dois níveis: um a 85 km/h (volta abaixo de 55 km/h) e o outro a 155 km/h (volta abaixo de 142 km/h). A carroceria ainda destaca vidro traseiro e parte do teto formando duas curvaturas.

O interior foi inspirado no do sedã 408, mas se destaca pelos bancos em concha e um relógio analógico no lugar do difusor de ar central. A posição de dirigir é baixa e o banco do motorista tem ajustes elétricos. Duas pessoas até podem ir atrás, desde que sejam crianças ou adultos que não se importem em se espremer. No banco do motorista, a visibilidade é boa, levando-se em conta que o veículo é cupê. Ao volante, o condutor ainda percebe um cuidado maior no acabamento, com couro na parte de cima do painel e plástico macio em diversas peças; cromo e plástico imitam alumínio.




 


A transmissão automática permite trocas manuais, opção feita para o teste-drive. As mudanças são rápidas, mas às vezes acontecem sem o pedido do motorista. Para o tipo de carro, também fazem falta os paddle shifts, as famosas borboletas atrás do volante. O fato de a avaliação do carro ter sido feita em uma pista limitou a percepção de velocidade, mas é possível notar um desempenho bastante satisfatório. O que fica aquém é o câmbio, com respostas um pouco lentas para o uso em pista, mas na rua, como se trata do mesmo conjunto do crossover 3008, agrada mais.

Olhando para o Peugeot RCZ, que acaba de chegar ao Brasil, é fácil perceber sua semelhança com o Audi TT. Mas o cupê da Audi não o considera um concorrente direto, já que só se assemelham na carroceria. O motor do alemão tem 37 cv de potência a mais e custa R$ 60 mil acima dos R$ 139.900 pedidos pela fabricante francesa.





Segurança é o que não falta

Durante a avaliação no autódromo, notou-se a estabilidade do cupê. É difícil tirá-lo da trajetória e, quando isso acontece, o controle de estabilidade logo entra em ação. Em frenagens de emergência, um assistente eletrônico faz seu papel para aplicar mais força no pedal. Nessa hora, o pisca-alerta trabalha sozinho. Freios ABS com distribuidor eletrônico, é claro, fazem parte da lista de itens de série. Se nada disso der certo, há quatro airbags, dois frontais e dois laterais, protegendo os passageiros. Em caso de atropelamento, o RCZ é equipado com um sistema que levanta o capô em 6,5 cm para afastar a peça de alumínio do motor e amortecer melhor o impacto.

Tudo vem de série, junto de direção assistida, ar-condicionado de duas zonas, trio elétrico, equipamento de áudio da marca JBL e outros itens de segurança e conforto. As rodas são de 18 polegadas, mas podem ser de 19” nas concessionárias por R$ 4.888. As capas dos retrovisores personalizadas custam R$ 1.200 (par). A cor branca perolizada sai por R$ 2.000 a mais.






Se ainda falta algum argumento para convencer um possível comprador de hatch, é o porta-malas. Quem pensa que um cupê tem o bagageiro pequeno, é bom saber que o RCZ comporta 321 litros. O Audi A3 tem 370l e o BMW Série 1 tem 330l. Já dá para viajar com uma boa bagagem, mas, ainda, só a dois.

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