sexta-feira, 24 de junho de 2011

jeep 70 anos- a história do jeep parte 1



Em julho de 1941 surge o nosso jeep. O exercito americano havia solicitado a 135 empresas que fabricassem um veiculo que fosse leve, econômico e que tivesse tração nas quatro rodas.


Apenas três das 135 atenderam: a willys Overland, a american bantam car e a ford. A bantam car foi a primeira a produzir o modelo que agradou ao exercito. Mas como a bantam estava em situação financeira precária, o governo ficou com medo que ela não fosse dar conta da produção necessária, com isso a willys e a ford entraram em cena. Como estavam presentes nos testes realizados pela bantam, fizeram seus protótipos iguais. Então o exercito por gostar muito do modelo original da bantam, a obrigou a ceder seus projetos para a ford e para a willys. E assim todas três pudessem construir juntos os veículos necessários para a guerra.

O jeep serviu para tudo, ambulância, veiculo de batalha, correio, cavar trincheiras, banheira, transporte de cargas, e ate altar para casamentos...

Ate 1945 o jeep teve cerca de 640 mil unidades construídas. Foi neste ano que o jeep teve sua primeira versão civil, o cj2a. Mas só na década seguinte é que o termo jeep foi registrado oficialmente e começou a ser colocado nos carros. Acreditasse que o nome jeep foi inspirado na mascote do Popeye por ser esperto e ajuda-lo a resolver todos os problemas, e ate viajava entre as dimensões.

Em 1953 a willys que se tornou a mãe oficial do jeep foi comprada pela kaiser. Que por sua vez, foi comprada pela American Motors Corporation (AMC) em 1970, que acabou virando parte da Chrysler em 1987.

Um comentário:

Arquivo do blog

Seguidores