Em julho de 1941 surge o nosso jeep. O exercito americano havia solicitado a 135 empresas que fabricassem um veiculo que fosse leve, econômico e que tivesse tração nas quatro rodas.
Apenas três das 135 atenderam: a willys Overland, a american bantam car e a ford. A bantam car foi a primeira a produzir o modelo que agradou ao exercito. Mas como a bantam estava em situação financeira precária, o governo ficou com medo que ela não fosse dar conta da produção necessária, com isso a willys e a ford entraram em cena. Como estavam presentes nos testes realizados pela bantam, fizeram seus protótipos iguais. Então o exercito por gostar muito do modelo original da bantam, a obrigou a ceder seus projetos para a ford e para a willys. E assim todas três pudessem construir juntos os veículos necessários para a guerra.
O jeep serviu para tudo, ambulância, veiculo de batalha, correio, cavar trincheiras, banheira, transporte de cargas, e ate altar para casamentos...
Ate 1945 o jeep teve cerca de 640 mil unidades construídas. Foi neste ano que o jeep teve sua primeira versão civil, o cj2a. Mas só na década seguinte é que o termo jeep foi registrado oficialmente e começou a ser colocado nos carros. Acreditasse que o nome jeep foi inspirado na mascote do Popeye por ser esperto e ajuda-lo a resolver todos os problemas, e ate viajava entre as dimensões.
Em 1953 a willys que se tornou a mãe oficial do jeep foi comprada pela kaiser. Que por sua vez, foi comprada pela American Motors Corporation (AMC) em 1970, que acabou virando parte da Chrysler em 1987.