terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nostalgia hq

     Quando comecei ler quadrinhos, por volta de 1989, era muito bom. Os desenhos eram muito bonitos. Os roteiros eram bem bolados, sem o exagero forçado de hoje.
Há muita violência nos comics de hoje. Dificilmente encontra-se gibi que valha a pena comprar, nas bancas, atualmente. Tem muito lixo. Quando abríamos um gibi do capitão américa, superman, ou outro qualquer, tínhamos a pureza de uma equipe que vivia aquilo e pr’aquilo.
Bons tempos aqueles que eu vivia os quadrinhos. Ainda sou leitor diário de quadrinhos. Mas compro menos (quadrinhos atuais) que naquela época. Minhas maiores aquisições de quadrinhos atualmente é em sebos (rika comics, eu recomendo. http://www.rika.com.br/shop/catalogo.html?catalogob=774&manufacturer=10&personagensb=787 ).
mas é claro que tem muita coisa boa sendo publicada por ai. Afinal meus quadrinhistas favoritos ainda estão (quase todos)vivos e na ativa.

E só pra relembrar a mim mesmo meus favoritos, na sequencia:

jack kirby- (lógico, né?)mesmo seu desenho não sendo compatível com meu gosto atual, qualquer um que curte hq tem que respeitar o trabalho e o legado do grande mestre.

John Buscema- eu diria que ele foi, criado a partir de kirby, bem mais ao meu gosto artístico. Seus desenhos me inspiram muito.


John Byrne-o maior gênio criativo dos quadrinhos de sua época.(pra não dizer de todos os tempos)foi o sr byrne que deu sentido as historias que eu li na minha adolescência.

Para mim tudo começou com Jack Kirby. Seguido pela dupla inseparável dos johns.


Seguidos de um dos mais dinâmicos desenhistas que já vi: George Perez. Que, para mim, tem um desenho quase perfeito.

Tenho como favoritos muitos outros que vieram seguindo os grandes mestres:

Sal Buscema.-seu hulk é um dos mais bonitos e vigorosos.


Jim Aparo.













Walter Simonson

neal adams.












Barry Windsor Smith.


Paul Gulacy.



Mike Zeck.



Jim Starlin.














Alan Davis.


Dan Jurgens.



Jim Lee.



Marc Silvestri.



 Mike Deodato.


Ivan Reis.



Ed Benes



E muitos outros, a lista segue longe.
só não podemos esquecer o gênio dos roteiros. o tio Stan Lee.

2 comentários:

  1. Olá amigo. Bom artigo, eu fui um enorme fã dos comics da fase dourada da marvel, mas perdi o interesse a partir de 94/95, a minha era tinha acabado e o estilo da marvel mudou bastante ao ponto de não me conseguir identificar mais com o trabalho deles, por isso não reconheço algum autor que está aí em cima.
    Sou português e em portugal as revistas (os gibis) que nós liamos em portugal eram os mesmos do brasil, (da abril jovem), que eram importados para portugal, e eram de boa qualidade e baratas.

    Tenho a fazer um reparo ao seu artigo, a capa de "marvel masters the art of john byrne" aí em cima, é desenhada pelo Dave Cockrum, o desenhista que Byrne veio a substiruir nos X-Men, e não pelo Byne como a capa indica, é estranho mas o estilo do Byrne e do Cokrum era bem diferente, não sei que revista é essa mas é certamente de uma fonte duvidosa.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Seguidores