sábado, 19 de janeiro de 2013

Dicas de manutenção para seu computador.

O que é desfragmentação? Eu preciso fazer isso no meu computador?

vectorlib (© Shutterstock)

Eu ouço pessoas falando sobre desfragmentar os computadores para deixá-los mais rápidos, mas eu não sei o que isto significa. O que isto faz? É alguma coisa que eu preciso fazer com meu computador? Com que frequência?
Obrigado,
José dos Fragmentos.
Caro José,
Desfragmentação é uma tarefa de manutenção que precisa ser feita nos seus discos rígidos.
A maioria dos HDs tem discos giratórios, com os dados guardados em diferentes lugares deles. Quando seu computador salva dados no disco, ele faz isto em “blocos”, que são ordenados sequencialmente de um lado do disco até o outro. A fragmentação acontece quando os arquivos ficam divididos em blocos distantes uns dos outros. O HD, então, leva mais tempo para ler, pois o cabeçote tem que “visitar” muitos lugares no disco. A fragmentação reordena os blocos de acordo com a sequência de leitura, então o cabeçote não tem que percorrer o disco inteiro para ler um único arquivo.
Quando você deve (ou não) desfragmentar
A fragmentação não deixa o seu computador tão lento quanto ocorria antigamente — ao menos, até estar muito fragmentado —, mas a resposta mais simples é sim, você ainda deve desfragmentar seu computador. Entretanto, o que você precisa fazer depende de alguns fatores. Aqui está o que você precisa saber. Se você usa um Solid-State Drive: não é necessário desfragmentar
Se você tem um SSD no seu computador, não precisa desfragmentá-lo.
SSDs, diferentemente de HDs, não usam discos giratórios para gravar arquivos, então eles não perdem tempo para ler de diferentes partes do disco. Então, a desfragmentação não vai melhorar a performance (mesmo assim SSDs precisam de manutenção apropriada).
Claro, se você tiver outros drivers que não são SSDs no seu computador, eles vão precisar de desfragmentação.
Se você usa Windows 7 ou 8
Windows 7 e Windows 8 desfragmentam seus HDs automaticamente, com data e hora marcada, então você não tem que se preocupar com isso. Para ter certeza que está tudo correto, abra o menu Iniciar e digite “defrag”. Abra o Desfragmentador de Disco do Windows e confira se está tudo agendado como deveria. O programa deve dizer para você quando foi a última vez em que o processo foi executado e se há alguma fragmentação.
Nota: Muitos de vocês acham que a desfragmentação “automática” do Windows 7 deixa muito a desejar. O principal motivo disso é você precisa checar estas rotinas de vez em quando para ter certeza se está tudo certo, e isto é seu trabalho! O Windows 8 parece muito melhor quando o assunto é a automação desse processo.
Note que no Windows 8, você verá seus SSDs no Desfragmentador de Disco, mas ele não faz nada com eles, na verdade; ele só executa outras tarefas de manutenção específicas do SSD. Então, não se preocupe se ele estiver marcado com os outros dispositivos.
Se você usa Windows XP
Se você ainda tem o XP na sua máquina, precisa desfragmentar os discos manualmente. Abra o menu Iniciar, clique em Executar, digite “dfrg.msc” e aperte Enter. Você vai abrir o Desfragmentador de Disco. Nele, você pode fazer o processo necessário com cada um de seus discos individualmente. É bom fazer isto semanalmente. Se preferir, pode agendar no Agendador de Tarefas do Windows.
Se você tem um SSD, deveria atualizar seu sistema para o Windows 7, já que o XP não tem ferramentas nativas para manutenção de discos deste tipo.
Se você usa Mac
Se você tem um Mac, provavelmente não precisa desfragmentar manualmente, já que o OS X faz isso automaticamente para vocês (nos arquivos pequenos, pelo menos). Entretanto, em alguns casos — principalmente se você tem muitos arquivos grandes —, desfragmentar pode ajudar a melhorar a velocidade de um Mac lento.
Quando você deve usar uma ferramenta específica para isso
Já falamos um pouco sobre as melhores ferramentas para desfragmentação, já que a nativa do Windows não é a única. No entanto, para a grande maioria dos usuários, ela resolve bem o problema. Programas de terceiros são úteis se você quer ver quais arquivos estão fragmentados ou desfragmentar arquivos de sistema (no caso de você estar tentando reduzir o disco), mas, nos outros casos, são desnecessárias. Então, vamos lá, agende as desfragmentações e esqueça isso!
Atenciosamente,
Lifehacker.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores