Eu acho que os americanos ficaram
foi com inveja do troller ser mais bonito e preferido do que o wrangler e
decidiram mudar o modelo para conseguirem espaço para o wrangler no mercado
brasileiro
Troller lança novo T4, mas
desagrada entusiastas de veículos off-road
Excesso de plásticos, estilo futurista e
expectativa de preço astronômico desapontaram os fãs da marca que conheceram o
novo Troller T4 de perto
Marcello Oliveira - Portal Vrum
Publicação:
01/06/2014 18:13 Atualização: 01/06/2014 19:15
A
Troller, marca controlada pela Ford, apresentou neste sábado (31) em São Paulo,
a nova geração do utilitário T4. O modelo foi exibido à imprensa e fãs do
veículo num evento público na Avenida Europa, um dos pontos mais movimentados
por entusiastas de veículos da cidade.
"O consumidor ganha uma nova geração Troller sem perder a sua herança, o seu DNA. Raros veículos no mercado brasileiro e pouquíssimos no segmento apresentam um conjunto tão impressionante como o Novo Troller T4. Em breve, lançaremos esse veículo nas revendas", disse Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.
O Novo Troller T4 apresenta linhas mais modernas e dinâmicas. Segundo a marca, o veículo mantém a sua vocação para enfrentar qualquer tipo de pistas e trilhas.
Projeto nacional
"É
um veículo totalmente novo criado para exceder desafios - ainda mais robusto,
com um conjunto mecânico a toda prova e design moderno e marcante", disse
Wagner Conceição, gerente geral da Troller. "Projeto inteiramente
nacional, o Novo Troller T4 respeita a sua herança e vocação
todo-terreno".
Excesso
de plásticos e estilo futurista deixou novo Troller com ar de EcoSport,
alegam fãs da marca
|
O modelo é produzido na fábrica da Troller, inteiramente remodelada. Localizada na cidade de Horizonte, no Ceará, ela recebeu diversos investimentos para aprimorar os seus processos de produção e introduzir avançados programas de qualidade para o Novo Troller T4.
Segundo a
Ford, durante seu desenvolvimento, o utilitário rodou mais de 200 mil
quilômetros em diversas condições de clima e terreno, em diferentes regiões do
País e nas pistas do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo. O projeto incluiu
também cerca de 53 mil horas de desenvolvimento virtual e 22 mil horas de
testes virtuais para atender os padrões elevados de resistência e
confiabilidade exigidos de um legítimo fora de estrada.
Design de gosto duvidoso
O seu design foi baseado no conceito da marca mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo e eleito o mais bonito "carro-show" da exposição. O Novo Troller T4 ganhou linhas mais musculosas, mas ganhou um aspecto de carro de brinquedo, gerando comentários diversos a seu respeito.
Em comunidades e fóruns na internet, os fãs de veículos off-road criticaram o novo Troller T4. Muitos disseram que o modelo perdeu sua essência. Os especialistas em 4x4 disseram que ele ficou muito quadrado, futurista e cheio de plásticos, o que não combina com um veículo destinado à trilhas.
Modelo
ainda não teve preço anunciado oficialmente, mas entusiastas do segmento
dizem em algo em torno de R$ 145 mil
|
A carroceria continua sendo produzida com material chamado compósito especial, um tipo de fibra, que não quebra em pequenas batidas e esbarrões.
A grade dianteira ganhou tramas entrelaçadas e as lanternas traseiras de LED remetem à modernidade. No centro, o logo da marca Troller chancela o veículo, e também polemizou o modelo. Com uma criativa paleta de cores externas, o Novo Troller T4 é realçado também pela aplicação da tonalidade cinza, identificada como "London Grey", em partes da carroceria: no teto, grade dianteira, para-choques, estribos, tomada de ar e tampa traseira.
Ele traz bagageiro com barras transversais ajustáveis e um aerofólio na tampa traseira com brake-light integrado. A carroceria do Novo Troller T4 exibe vão livre do solo e bons ângulos de entrada e saída. Pneus de uso misto, tomada de ar em posição elevada preparada para a instalação de snorkel e base para guincho integrada são outros equipamentos que contribuem para a versatilidade do 'jipe'.
Vocação off-road
O Troller sempre foi criticado pela falta de conforto no trânsito urbano, mas essa característica acaba sendo positiva para os amantes de trilhas mais radicais, onde o T4 se encontra.
O motor é o mesmo diesel 3.2 que equipa a nova Ranger, e a transmissão é manual de seis velocidades.
Preço
O Vrum não esteve no evento de apresentação do modelo, em São Paulo, mas segundo fãs da marca que estiveram no local, o valor do novo T4 deve ficar em torno dos R$ 145 mil. A Ford, que controla a marca Troller, não divulgou o valor oficialmente, mas se for confirmado esse valor, fica claro que o mercado para o Troller T4 ficará ainda mais complicado, pois o Jeep Wrangler é vendido por cerca de R$ 150 mil. Por este valor não há dúvidas que o mais racional para os 'aventureiros' é o modelo americano, que leva o DNA Jeep, além de aliar muito bem robustez para o fora de estrada e o conforto para o uso misto. O antigo Troller T4 era vendido por cerca de R$ 90 mil.
O Vrum não esteve no evento de apresentação do modelo, em São Paulo, mas segundo fãs da marca que estiveram no local, o valor do novo T4 deve ficar em torno dos R$ 145 mil. A Ford, que controla a marca Troller, não divulgou o valor oficialmente, mas se for confirmado esse valor, fica claro que o mercado para o Troller T4 ficará ainda mais complicado, pois o Jeep Wrangler é vendido por cerca de R$ 150 mil. Por este valor não há dúvidas que o mais racional para os 'aventureiros' é o modelo americano, que leva o DNA Jeep, além de aliar muito bem robustez para o fora de estrada e o conforto para o uso misto. O antigo Troller T4 era vendido por cerca de R$ 90 mil.
Para os
fãs da marca, o desenho exagerado tirou a robustez do Troller
|