quarta-feira, 16 de maio de 2012

RALLY DOS SERTÕES

By: NINJA



Para quem é apaixonado por jeep e demais veículos off-road, como eu, o rally dos sertões é um verdadeiro sonho. Uma aventura cruzando cidades sertanejas e desafios de tirar o folego. Por ser um terreno desconhecido dos pilotos, torna as provas uma emoção a cada curva com muita adrenalina.
Veja esta incrível aventura desse casal de jipeiro.  


Um arame no caminho


A dupla da Equipe Codipar Racing, Willem e Doris van Hees, teve problemas com Troller e não conseguiu terminar a prova.




Um arame foi o rival de Willem e Doris no percurso entre Goiânia e Santa Helena. “Depois de 140 quilômetros do trecho cronometrado percorrido começou a falhar o carro e fomos obrigados a parar. Logo vi que todo o óleo havia vazado, a princípio achamos que fosse a caixa de transferência, mas era um arame que pegamos no caminho que entrou na luva do eixo do cardan e arrebentou o retentor, tivermos que desmontar e seguimos para Santa Helena só com a tração dianteira”, disse o piloto Willem.

 
 
De acordo com Willem, o carro foi levado ao parque de apoio em Santa Helena e a equipe trabalha para solucionar o problema para a largada da segunda etapa. “Coisa de corrida, acontece. Ontem, antes do Super Prime em Goiânia o carro apresentou sinais de que tinha algo errado. Os mecânicos checaram e o carro estava perfeito, conseguimos fazer a volta rápida programada para ontem na pista para a definição da posição de largada. E, na especial de hoje o Troller estava excelente ultrapassamos vários carros até que o problema com o arame apareceu”, lamentou o piloto.




Para quem não sabe o eixo do cardan é um componente muito importante para manter a estabilidade de seu veículo, e mais, o mau funcionamento do mesmo poderá lhe trazer prejuízos altíssimos, tais como danos na caixa de cambio ou diferencial.


 
 
 
 
 
 
Terminamos a especial
 
 
 
 
“Terminamos a especial”, essas foram as palavras do piloto Willem van Hees, aliviado após concluir a terceira etapa.




“Foi uma prova bem legal. Tivemos apenas um probleminha, por isso da metade da especial pra frente não pudemos acelerar tudo. Apesar disso, o carro está muito bom, e a navegadora fez um trabalho redondinho, estou muito contente com a etapa de hoje”, afirmou Willem, feliz por concluir a terceira etapa, sem que tenha sido preciso ‘forfetar’.



“Agora a equipe vai trabalhar para corrigir os problemas no carro, e amanhã com certeza estará tudo em ordem. Hoje vimos muitos carros quebrados pelo caminho, foi uma especial bem dura, mas muito gostosa de fazer”, concluiu o piloto.







Belas paisagens

Mais de dois mil quilômetros rodados, entre trechos cronometrados e deslocamentos, cinco etapas disputadas, e o Rally dos Sertões 2009 chega a metade das etapas previstas. Neste domingo, as equipes deixaram o estado do Tocantis, com destino a Bahia, na cidade de Luiz Eduardo Magalhães. Para a dupla da Equipe Codipar Racing, Willem e Doris van Hees foi mais uma especial concluída com sucesso.




Apesar de não ter chance de admirar com calma as belezas da região por onde a caravana do Rally dos Sertões passa, a dupla da Codipar Racing não deixa de se divertir durante o rali. “Para a especial de hoje já largamos rápido, e alcançamos logo alta velocidade. Foi uma prova muito bacana, a especial estava ótima, e no final deu tudo certo” afirmou o piloto holandês Willem.







Na cidade de Luís Eduardo Magalhães será realizado o terceiro Super Prime da competição, onde foi armada uma grande festa para que a população possa acompanhar de perto as principais feras do off-road nacional e internacional. Após o evento, as equipe seguem para o parque de apoio.







Recebeu ajuda



O destino seria Barra (BA), mas Willem e Doris tiveram que voltar para Luís Eduardo Magalhães para receber ajuda.




Logo no início da sexta etapa a equipe Codipar Racing, precisou parar por rompimento na mangueira do cubo da roda do Troller. De prontidão a equipe de apoio prestou socorro e levou Willem e Doris van Hees de volta a cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, para arrumarem o carro. Como o dia é de maratona, onde as equipes não podem receber qualquer tipo de ajuda no parque de apoio montado em Barra (BA), a dupla será penalizada.

 
 
Mesmo com os problemas enfrentados a Codipar Racing não vai desistir. “Não está fácil, nos primeiros dias sofremos com quebras. As areias são pesadas e forçam bastante as rodas e suspensão. Houve fadiga de material, mas vamos em frente, sabemos da penalização grande que teremos, mas é o jeito para continuarmos até Natal”, afirmou Willem.




De volta a Luís Eduardo Magalhães a equipe é rápida. “Nossa equipe foi muito eficiente e estamos indo para estrada, por asfalto, cerca de 500 quilômetros até a cidade de Barra, pernoitar para a largada da sétima etapa nesta terça-feira”, disse o piloto do carro 323.




A navegadora Doris van Hees conta como foi os cinco primeiros dias. “Muita responsabilidade nas mãos, nos primeiros dois dias uma sensação de impotência com o carro quebrado e muita vontade de voltar para a prova. Já nos dois dias seguintes, foram de muito trial, trechos com pegadinhas, tinha que haver muita concentração. Uma delícia chegar ao final do dia inteiros e com dever cumprido”.






Conclui etapa



Willem e Doris testaram ao extremo o Troller amarelinho que corta o Sertões e chegaram a Petrolina, no Pernambuco.




Uma tarefa difícil na sétima etapa para o Troller da equipe Codipar Racing que vai chegando à reta final do 17º Rally Internacional dos Sertões, restando três etapas até a chegada em Natal, no dia 03 de julho. A etapa desta terça-feira foi marcada por uma especial estreita com quase 200 quilômetros de areia fofa e fina, duras de serem vencidas. No total foram 543 quilômetros percorridos e 235 quilômetros cronometrados entre as cidades de Barra, na Bahia e Petrolina, no Pernambuco.



O trecho de areião branco em forma de labirinto em zigue-zague e tocos que poderiam furar os pneus foi o grande desafio para os competidores. “Esse ano o rali está bem difícil. Hoje encontramos um percurso bem estreito com árvores de galhos compridos que destruiu nosso parabrisa. A embreagem foi forçada para atravessar a areia pesada e o calor dentro do carro passava dos 50 graus. Prova de resistência para nós competidores e dos veículos”, disse o piloto holandês Willem van Hees.



Durante a especial Willem e Doris pararam para socorrer um carro que estava atolado e acabaram presos. “Fomos ajudar e também ficamos atolados. Com isso tivemos que aguardar a ajuda dos caminhões para sairmos e continuarmos a especial.



Completamos bem, seguimos para Petrolina onde vamos encontrar a equipe que fará manutenções pequenas e troca do parabrisa”, disse a navegadora Doris.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dever cumprido
 
 
 
Casal Willem e Doris completaram a penúltima etapa com chegada em Caicó (RN).




Meta quase finalizada para a Codipar Racing. A etapa final será nesta sexta-feira (03) com largada na cidade de Caicó e chegada na capital do Rio Grande do Norte, que recebe a prova pelo segundo ano consecutivo. A ansiedade é grande e os componentes da equipe querem deixar o carro perfeito para a última etapa.



O piloto Willem conta como foi à penúltima e nona etapa do 17º Rally Internacional dos Sertões, que partiu de Juazeiro do Norte pela manhã e chegou em Caico, nesta quinta-feira, com especial de 197 quilômetros. “Realmente como foi dito no briefing não foi um dia fácil. Teve de tudo um pouco, terreno diversificado, passamos por diversas barragens estreitas, piso de pedra e cascalho. Hoje a areia que nos deu um pouco de alívio, muito pouco. Mas, quem abusou, ficou”, disse o piloto.





Nesta sexta-feira, a 10ª e última etapa, terá especial curta e programação intensa. Serão 340 quilômetros no total e 85 quilômetros de especial cronometrada. Na fase final do dia, haverá uma pista de 08 quilômetros (Super Prime), montado na região das Dunas Douradas. A chegada será em rampa promocional na Lagoa do Pitangui, onde haverá arquibancadas para o público conferir de perto às máquinas com os competidores do segundo maior rali do mundo.




A dupla Willem e Doris completaram mais uma especial e se consideram vitoriosos por conseguirem chegar até a nona etapa. “Nosso objetivo estamos cumprindo, que é de finalizarmos as especiais dos dias, principalmente após os forfetes que tivemos com problemas com o carro nas primeiras etapas do Sertões”, comentou a navegadora do Troller – categoria Production T-2.



Vice na Production





Willem e Doris venceram a última etapa na categoria que teve chegada em Natal, nesta sexta-feira (03), na Lagoa do Pitangui




Missão cumprida. Era a sensação unânime da equipe Codipar Racing logo depois da chegada à capital do Rio Grande do Norte. Foram 10 dias de competição, entre 23 de junho e 03 de julho, da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões e o casal Willem e Doris van Hees (Troller) conseguiram atravessar os sete estados e os 5.056 quilômetros da segunda maior prova do gênero do mundo.




O público potiguar estimado de cinco mil presenciou a chegada dos 190 competidores e mais de 5000 pessoas que trabalharam diretamente nesta edição, sendo cerca de 200 jornalistas. A prova encerrou pelo segundo ano consecutivo na cidade de Natal e este ano passou pelos estados de Goiás, Tocantis, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, traçando um percurso dos mais difíceis da história da competição.




Muita festa na equipe Codipar Racing com o título de vice na categoria Production (T-2). “Todos da equipe merecem nosso reconhecimento, dos cinco anos que participamos este foi o mais duro. A prova foi gostosa de fazer, um verdadeiro cross country, completo. Com a estrutura que conseguimos levar e o preparo que fizemos conseguimos chegar até o fim com um resultado satisfatório. A experiência que adquirimos dessa vez, também servirá para nosso crescimento e profissionalismo para a edição 2010”, declarou o piloto Willem van Hees.




Fonte: Sig Comunicação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores