quarta-feira, 16 de maio de 2012

Acidente seria primeiro registrado na história do Metrô em horário operacional, diz secretário

Batida entre trens ocorreu na manhã desta quarta-feira, na zona leste de São Paulo



postado por: patricia




....A batida entre dois trens na zona leste de São Paulo, que paralisou a linha 3 – Vermelha do Metrô por volta das 9h50 desta quarta-feira (16), seria o primeiro acidente já registrado em horário operacional na história do Metrô, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes.



— No pátio de manutenção, é comum isso acontecer. Em linha, é muito raro. Há quem diga que é a primeira vez que isso acontece.



A informação é confirmada pelo diretor do sindicato do Metroviários Alex Fernandes. Ele disse que, em 23 anos de trabalho no Metrô, nunca tinha visto um acidente entre os trens da companhia durante o horário operacional.

A batida desta manhã deixou 32 passageiros com ferimentos leves. O choque aconteceu a poucos metros da estação Carrão.




Ainda segundo Fernandes, já houve outras batidas, mas dentro do pátio de operações. Em 2009, um choque com duas composições entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana, da linha 2- Verde, foi registrado após o fim do horário de funcionamento do Metrô. Um funcionário ficou ferido.

Falhas e deficiências




As falhas no serviço do Metrô e a deficiência para suprir a demanda de passageiros têm se tornado a cada dia mais evidentes. As poucas linhas, os atrasos e panes e a falta de segurança fazem parte das reclamações diárias dos usuários.
O passageiro Fernando Aguiar, de 43 anos, que estava diz acreditar que o acidente na linha Vermelha já "era de se esperar".




— O metrô está caótico. Vai chegar um dia que estará impossível de entrar nas estações

 
Mais grave da história




O acidente mais grave registrado na história do metrô no País, aconteceu em Belo Horizonte (MG), em 2003, em que um choque frontal deixou 77 feridos, sendo quatro em estado grave.



Já na história da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a situação é diferente. Em junho de 2011, mais de 20 viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender ocorrência de um ônibus que caiu sobre um trem na rua Felipe Camarão, no viaduto Prosperidade, na divisa entre as cidades de Santo André e São Caetano, no ABC. A circulação de trens chegou a ser interrompida entre as estações. Cerca de 14 pessoas ficaram feridas no acidente.

 
Em janeiro de 2012, quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois trens, em Itapevi (Grande São Paulo). Já em fevereiro, dois trens se chocaram na estação da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Um trem que circulava pela linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), no sentido Luz, foi de encontro a outro que estava parado à frente, aguardando a sinalização para seguir viagem para o mesmo destino. Pelo menos sete pessoas ficaram feridas na colisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores