quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Motivos para investir na previdência privada




Aposentadoria é uma ótima ideia, confortante até, para envelhecer com segurança. Mas será que é só isso o que queremos para aproveitar nossos últimos anos de vida por aqui?


Uma das melhores coisas que se pode fazer pelo seu futuro financeiro e de sua família são investimentos certos e inteligentes. Como por exemplo: investimentos em fazendas, grandes propriedades rurais, apartamentos e outros mais.

No entanto, o texto abaixo mostra um caminho alternativo que é muito viável e seguro.





Recorrer a investimentos é uma boa opção. A previdência privada pode garantir um acréscimo nos benefícios da Previdência Social e estabilidade para quem não contribui com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Conheça 10 motivos para investir em previdência privada!


O contribuinte que faz a declaração completa do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) pode optar pela modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), em que é possível deduzir o valor das contribuições no imposto, sendo que o limite é de 12% da renda bruta anual.


Optar pelo VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é o melhor caminho para autônomos, pois para quem faz declaração simplificada ou deseja diversificar o investimento, possibilita que seja aplicado mais de 12% de sua renda bruta em previdência sem incidência de tributação durante a aplicação.


Na hora de resgatar os investimentos, o contribuinte pode optar por dois tipos de tributação: a progressiva ou regressiva. Na progressiva, o contribuinte devolve o que não pagou de tributos durante a aplicação, podendo ter uma alíquota variável de 0% a 27,5%. Já na regressiva, a alíquota vai diminuindo com o passar dos anos, podendo atingir a alíquota mínima de 10%.


A previdência privada também pode ser usada como poupança saúde, pois permite pagar despesas médicas e deduzi-las do imposto de renda, na tributação progressiva.


Até mesmo os recém-nascidos podem ter um plano de previdência privada. Quanto mais cedo for feito o plano, menor será o esforço para uma vida tranquila no futuro. Exemplo: se um bebê ganha um plano de previdência privada com investimento mensal de R$ 100, ele terá R$ 1,5 milhão aos 50 anos.


O contribuinte escolhe quanto quer investir de acordo com a reserva que deseja ter no futuro.


Se o contribuinte não estiver contente com o plano ou com a instituição, é possível realizar a transferência sem a necessidade de fazer resgate ou pagar taxas.


É possível deduzir do imposto de renda os planos de previdência privada dos filhos.


É possível parar de contribuir para a previdência privada a qualquer momento e por tempo indeterminado. Além disso, você pode resgatar o investimento e usá-lo como seguro-desemprego sem a necessidade de pagar imposto.


Se o contribuinte falecer, a poupança acumulada pode ser transferida aos beneficiários sem necessidade de inventário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores